Escolha segura
Mesmo com o lançamento da nova 825, atrevo-me a dizer que o sucesso das espingardas da série Ultra da Browning continuará na sua senda de sucesso. Aliás, basta ver quantas estão nas mãos dos que disputam os lugares mais altos do pódio entre os atiradores de Sporting, pois tem sido esse o “target” da marca. No entanto, estarmos a duas semanas das primeiras competições de Fosso Universal motivou-me a trazer aqui o teste à BROWNING Ultra XT Pro Adjustable.
Texto e fotos: Pedro Vitorino
Não sou grande “espingarda” nas disciplinas de fosso, nem estas reúnem a minha preferência, contudo, fruto da minha profissão, tenho contacto com bastantes armas de diferentes tipos e, muito importante, também tenho contacto com muitos e bons atiradores, nacionais e internacionais, o que me serve para ter uma boa base de comparação e assim poder tecer algum julgamento sobre determinados aspetos de uma espingarda como a Ultra XT. Mas vamos começar pelo princípio… Com o lançamento da B725 seria de esperar (julgo que a Browning também o esperava) que os atiradores que disputam os pódios das competições internacionais optassem por essa nova báscula desenvolvida com tanto empenho pela Browning. E na verdade a B725 foi rapidamente elogiada por muitos deles, assim como pelos meios especializados nas competições de tiro aos pratos. Igualmente, começou a preencher os pódios de provas internacionais, particularmente nas disciplinas Sporting, onde a Browning está com maior empenho. Mas a vitória do britânico Sam Green no Campeonato do Mundo de Percurso de Caça (Sporting) em 2019 com a sua XS veio colocar mais uma vez a Browning Ultra na baila.
A Ultra resistente
A Ultra XT Pro é uma espingarda dotada de grande versatilidade, particularmente nesta versão Adjustable, que possibilita uma grande variedade de ajustes ao atirador; a coronha tem crista regulável, vem equipada com três caudas de gatilho distintas, com pesos e contrapesos para, respetivamente, colocar nos canos e coronha de modo a alterar o centro de gravidade da arma e, ainda, com oito chokes Invector+ Titanium Extended (do tipo “knurled”).
A designação “XT” indica a sua vocação Trap – “XS” nas versões Sporting –, mas como podemos ver esta Browning tem características distintas da maioria das espingardas exclusivamente dedicadas às disciplinas de Fosso.
A comprovada báscula B525 está no centro do sucesso da Ultra XT, com robustez e mecânica a toda a prova é uma referência no mundo das espingardas desportiva. Quanto aos canos, mais uma vez confirmamos que a Ultra XT não se fica por ser uma simples espingarda de Trap; as câmaras de 76 milímetros e almas Back-bored (18,8 mm), dimensões mais comuns nas armas Sporting. A fita é do tipo semi-elevada, ventilada e de 13-10 milímetros. E como os olhos também mandam (no stand de tiro, mas também fora dele), temos de destacar a qualidade das madeiras, em nogueira turca de Grau 4, com magnífico acabamento a óleo. Todo o nível de acabamentos desta espingarda é irrepreensível.
Na prancha
Começando pelo Fosso, logo na primeira série dei conta que tinha nas mãos uma espingarda diferente da B725. Diferente no equilíbrio e no recuo. Não sei explicar… mas tinha acabado de fazer uma pranchada com a B725 Pro Trap (teste publicado na edição anterior) e senti a Ultra XT como uma espingarda totalmente diferente, embora não exigisse qualquer adaptação, as coisas desde o primeiro tiro que correram bem. Talvez seja esta sensação de “ligação” imediata que faz com que muitos atiradores não tenham largado as suas Ultra.
Passei para o stand de Compak – com chokes 4/2 em vez de 2/1 – e rapidamente confirmei a versatilidade desta espingarda com cartuchos de 28 gramas. Gostei da fita semi-elevada, a dar uma maior certeza nos pratos mais largos e sem perturbar nos pratos de entrada ou no coelho. E ainda havia muito por explorar nesta Ultra XT, com as possibilidades dadas pelos pesos e contrapesos, ajuste de coronha ou do gatilho.
A Browning Ultra XT mostra claramente que é uma espingarda feita para o tiro de stand e, acima de tudo, um valor seguro como arma de competição, uma verdadeira “ultra” resistente.
BROWNING Ultra XT Pro Adjustable
Calibre: 12/76
Canos ensaiados: 76 cm
Fita: ventilada, 13-10 mm
Chokes: amovíveis; Invector Plus Titanium Extended
Coronha: madeira de nogueira Grau 4, acabada a óleo
Peso: 3,7 kg
PVP: 5.230,00 euros
Distribuidor: BRG, Lda. Tel.: 210 115 740.