A imagem do atirador turco Yusuf Dikec em Paris tornou-se viral por mostrar um atleta olímpico medalhado, com 51 anos e sem equipamento. Será essa imagem mesmo extraordinária? Haverá aqui algo fora do comum para esta disciplina de tiro?
Por Pedro Vitorino
A verdade é que a notícia do atleta Yusuf Dikec mostra bem como os media generalistas percebem pouco no nosso desporto – o tiro – e de tudo o que o envolve.
Sem óculos especiais e mão no bolso
Na verdade, são muitos os praticantes de tiro com pistola, de todas as disciplinas, que colocam a mão que não suporta a arma no bolso, seja colocando-a totalmente no interior ou simplesmente pendurando-a (apoiada no polegar). Há outra técnica, de repousar a mão sobre o ventre, e que até é menos utilizada.
Os “óculos especiais” e de acordo com o regulamento são habitualmente utilizados pelos atiradores que disparam utilizando apenas uma das vistas. Há vários motivos para terem de “fechar” um olho para apontar com precisão, por exemplo; olho diretor esquerdo para um atirador destro. Por isso a pala numa das “oculares” dos referidos óculos. Esta pala permite utilizar o olho diretor sem ter de piscar a vista contrária, o que causaria alguma tensão muscular ao atleta e inclusive cansaço ao fim de algumas séries de disparos. São muitos os atiradores que disparam com ambos os olhos abertos, conseguindo alinhar miras com o alvo desta forma, não é apenas o atleta turco que o faz. Os referidos óculos permitem ainda utilizar um dispositivo que permite melhorar a acuidade visual (até colocar uma lente com dioptrias como nos óculos normais) e são preferidos por alguns atletas por os considerarem mais confortáveis.
Idade de veterano
Algumas modalidades desportivas permitem ao atleta manter-se competitivo, até ao nível olímpico, durante bastantes anos. O tiro é uma delas e não é fora do comum que atletas com cerca de meio-século de vida conquistem medalhas. Por exemplo, nas olimpíadas de Londres 2012, o esloveno Rajomnd Debevec conquistou bronze na disciplina numa das disciplinas de Carabina 50 metros, reconhecida por ser “mais física” do que o tiro de pistola.
Pouco equipamento; será?
Um jornalista italiano – de quem sou amigo – que está em Paris em reportagem chamou-me a atenção para o facto do atirador turco estar equipado com os sapatos de tiro especiais permitidos pelo regulamento. Procurei…. e encontrei a imagem no vídeo da Final Mista de Pistola 10 metros, onde podemos ser Yusuf Dikec com os referidos sapatos regulamentares que servem para conferir maior estabilidade ao atleta. Algo que alguns atiradores não usam. Quanto a não usar proteção auditiva sofisticada, são muitos os atletas que o fazem nas disciplinas de 10 metros – que se disputam com armas de ar comprimido –, recorrendo apenas a uns simples tampões de esponja.
Portanto, em bom rigor, o turco Yusuf Dikec não é assim tão “velho” nem estava tão “desleixado” como parecia.