Embora nos anos mais recentes tenha estado afastada das finais olímpicas da disciplina de Trap, a Browning também já conquistou medalhas de ouro nos JO com a mítica B25. Com os seus modelos de competição mais vocacionados para as modalidades não olímpicas durante algumas décadas, principalmente em Percurso de Caça, a B725 veio mudar um pouco esse panorama e trazer até nós a possibilidade de competir em Trap com uma Browning equipada com as mais recentes inovações para este tipo de espingardas. Como é o caso da ProTrap que aqui vos trago.
Texto e fotos: Pedro Vitorino
O mercado das armas de competição de tiro aos pratos é algo “conservador”, a grande maioria dos atiradores nunca aceitou muito bem as espingardas que na última década mostraram soluções técnicas arrojadas e inovadoras. A Browning pagou bem caro o seu “arrojo” com a Cynergy, arma que nunca convenceu os atiradores de pratos, apesar de ter sido elogiada pelos críticos da imprensa especializada. No entanto, nos últimos anos temos vindo a assistir a uma mudança de mentalidades entre os atiradores, talvez fruto de um aumento brutal da competitividade nas disciplinas de tiro com armas de caça, principalmente nas disciplinas olímpicas. O recurso a “pequenas” inovações pode fazer a diferença e “aquele” prato partido a mais poderá colocar o atirador no lugar mais alto do pódio.
Ergonomia e adaptabilidade
É precisamente nestes dois campos que os fabricantes têm vindo a apostar na inovação, construindo espingardas mais ergonómicas e com maiores possibilidades de se adaptarem às características do atirador, bem como às situações específicas de cada dia de competição. A Browning B725 ProTrap foi concebida de forma a ser totalmente adaptável às necessidades do atirador. Além de possuir os argumentos obrigatórios numa moderna espingarda de competição – como a báscula de baixo perfil, almas sobredimensionadas e de perfil melhorado, e um gatilho de percurso curto, limpo e de acionamento rápido – a B725 ProTrap conta ainda com um conjunto de possibilidades dispostas a convencer o mais cético atirador.
Coronha Pro Comb
A nova coronha Pro Comb torna mais simples ao atirador colocar a arma a seu gosto e de acordo com as suas características físicas. Trata-se de uma coronha do tipo Montecarlo que possibilita uma série de afinações. Com um conjunto de calços de couce de diferentes espessuras podemos alterar o comprimento da coronha e com a crista regulável (em altura, desvio e avanço) podemos modificar a queda e desvio (cast). É verdade que já encontramos outras espingardas no mercado que possuem estas características, mas a Browning criou uma forma mais simples e rápida de realizar essas afinações e (muito importante!) de visualizar as modificações que podemos efetuar, graças a um sistema de marcas fáceis de ler. Assim, podemos facilmente voltar atrás na nossa tentativa de procurar a melhor afinação possível.
As novidades na coronha não ficam por aqui. A coronha da ProTrap permite instalar o sistema Pro Stock Weight no seu interior. Adicionando ou retirando os pequenos pesos cilíndricos podemos alterar o balanço (ponto de equilíbrio) da espingarda, assim como o incremento da massa na coronha reduz o efeito do recuo de tiro. Para efetuarmos a instalação e remoção dos pesos basta retirarmos o calço de couce e, com uma única chave, realizar a operação. A coronha da ProTrap também apresenta um novo punho, mais cavado de modo a permitir uma colocação mais firme e confortável da mão e do dedo que alcança o gatilho. Por último, convém destacar que a coronha está disponível em versão destra e esquerda.
Gatilho mecânico regulável
O gatilho da B725 ProTrap tem funcionamento mecânico; ao contrário de um gatilho de inércia que necessita do primeiro disparo para armar o segundo tiro, o gatilho Fire Lite aciona de forma independente os dois percutores. Os técnicos da Browning trabalharam em conjunto com os atiradores da equipa internacional da marca e dotaram a ProTrap de um gatilho que segue as modernas tendências; folga mínima, menor peso e percurso até ao disparo mais curto. As possibilidades de afinação neste importante mecanismo da arma também não foram esquecidas, e o Triple Trigger System da Browning permite ajustar a colocação da lâmina do gatilho, a qual é disponibilizada em três tamanhos distintos (de série).
Canos
Deixamos os canos para o fim, não só por incluírem o argumento “principal” da B725 ProTrap Adjustable High Rib (a fita alta), como também por ser um dos pontos fortes reconhecido pela maioria dos atiradores – mesmo os que não atiram com Browning! As Browning sempre chumbaram muito bem, não há dúvida. E a B725 ProTrap não é exceção. Conseguir um bom compromisso entre a velocidade, composição de tiro e recuo não é tarefa fácil. Os engenheiros da marca gastaram milhões de cartuchos e criaram alguns conceitos que influência (e melhoram) substancialmente a dinâmica da granalha no interior do cano. O sistema de almas sobredimensionadas Back-Bored garante um aumento da velocidade e minimiza a deformação dos bagos de chumbo (ou aço), fator importante na otimização da composição de tiro e penetração dos bagos. Naturalmente, o facto do diâmetro interior do cano (alma) ser maior, o efeito do recuo será menor, tendo sido encontrado o compromisso ideal de modo a não haver fuga de gases entre a bucha e as paredes da alma – o que levaria a uma perda de velocidade da granalha. O cone de força – área imediatamente após a câmara – também foi trabalho, tendo sido desenvolvido o conceito Vector Pro, de modo a diminuir ao máximo o stress mecânico causado pela passagem da câmara à alma propriamente dita. A Browning criou um troço de 32 milímetros que gradualmente alarga até ao diâmetro total da alma. Os chokes também foram alvo de atenção e a Browning patenteou o sistema Invector DS Extended que trabalha em conjunto com as tecnologias Vector-Pro e Back-Bored, de modo a garantir a melhor composição de tiro (maior concentração de bagos) e reduzir a perda de velocidade. Os modelos ProTrap vêm equipados com 8 chokes Invector DS Extended (de Cilindríco a Extra Full); são chokes interiores, de reduzida espessura e que possuem um anel (segmento) de vedação na parte oposta à rosca. O objetivo é eliminar a passagem de gases do cano para a parede exterior do choke, e desta forma impedir a corrosão e erosão da rosca. Nos canos encontramos mais uma novidade; a possibilidade de adicionar e remover pesos (pequenas placas em tungsténio, Pro Barrel Weight) que permite deslocar o centro de gravidade a espingarda até 20 milímetros.
Fita alta
É também nos canos que encontramos a última das novidades, a fita alta ajustável – Pro Rib. A B725 ProTrap está disponível em duas versões; com fita normal (B725 ProTrap) e com fita alta (B725 ProTrap High Rib). A tendência – não falemos de moda – das fitas altas nas disciplinas de fosso teve início há meia-dúzia de anos, com alguns atiradores de topo a mostrarem este tipo de equipamento nas suas espingardas. Como referimos no início do artigo, os praticantes de tiro com armas de caça são bastante conservadores e pouco dados a “experimentações”, mas a verdade é que nos últimos anos o número de atiradores que adotaram a fita alta aumentou consideravelmente e hoje já podemos ver algumas armas com fita alta nas contagens dos campeonatos nacionais. A fita alta ajustável confere ao atirador a possibilidade de alterar em altura o ponto de impacto do centro de tiro em cerca de 20 porcento. Vantagens? Bem, a primeira é que se trata de mais uma possibilidade de ajuste às características pessoais de cada atirador. A segunda, de acordo com o descrito pos alguns dos treinadores e atiradores mais conceituados, permite ao atirador ter uma maior amplitude visual da zona de tiro. A Browning B725 Pro Trap Adjustable High Rib vem equipada de origem com os sistemas Pro Stock Weight, Pro Barrel Weight e Triple Trigger (também comuns à Pro Trap normal), e ainda com o Pro Comb e Pro Rib.
Um teste que ficou na memória
Tive oportunidade de atirar com a B725 ProTrap em diversas ocasiões, mas a que me ficou para sempre na memória foi quando tive oportunidade de disputar uma “final” em “shoof off” com o italiano Marco Caimi, atualmente Chefe de Redação da revista italiana “Armi e Tiro” e antigo atleta da seleção italiana de Fosso Olímpico em Juniores. Habitualmente nas suas apresentações a Browning proporciona competições de tiro ao prato entre os jornalistas presentes e para tornar o evento mais competitivo há sempre prémios interessantes; por exemplo, uma espingarda ou carabina da marca. Dessa vez, o palco foi um campo de tiro em Trap nas montanhas da Eslovénia. Feita a ronda de “qualificação” dá-se início à “final” com os cinco melhores jornalistas, saindo um a cada prato falhado. Os concorrentes foram saindo com alguma “pressa” e ao fim de uma dúzia de pratos só ficamos dois na prancha; eu e o Marco, para um verdadeiro “shot off”. Ao fim de 15 pratos sem que tenha havido qualquer erro dos dois magníficos (!) atiradores, foi decidido passar a um só tiro por prato. Mesmo assim, foram precisos 11 pratos (eu estava incrivelmente inspirado nesse dia!) para que ao décimo segundo tivesse o meu primeiro prato errado, com a vitória entregue ao Marco. Um par de anos antes, tinha eu vencido a competição também com a B725 Trap High Rib, com uma concorrência bem mais modesta, confesso. A possibilidade de ajuste da crista da coronha de forma fácil permite rapidamente por a arma mais a jeito. Depois temos ainda muitas outras possibilidades de ajuste para explorar. A fita alta permite-me uma postura mais natural e, no meu caso, fico claramente com uma maior visibilidade para o fosso. Analisando os atiradores de topo, tenho verificado que os de maior estatura têm optado por esta solução (fita alta).
Julgo que a B725 Pro Trap High Rib justifica o seu preço de aquisição, não só pela qualidade e nível de prestações da arma, como também pelo equipamento incluído.
Ficha técnica – Browning B725 Pro Trap High Rib
Origem: Bélgica
Tipo: espingarda de canos sobrepostos
Calibre: 12/70
Canos: 76 ou 81 cm
Alma do cano: sobredimensionada Back Bored
Fita: ventilada 12-8 mm, elevada ajustável
Chokes: amovíveis Invector DS Extended, 8 unidades
Miras: ponto de mira em fibra ótica
Báscula: aço
Capacidade: 9 + 1 munições
Coronha: madeira de nogueira, acabamento a óleo
Peso: 3,9 kg
PVP: 6,140 euros
Distribuidor: BRG, Lda. Tel.: 210 115 740.
www.brgpt.com