Fácil!
Torna-se mais simples partir pratos quando uma espingarda é… fácil! De fácil adaptação, a RIZZINI BR110 Sporter é uma das melhores opções para quem pretende se iniciar nas disciplinas de tiro Sporting – o Compak e Percurso de Caça. Além disso, esta elegante, sóbria e com soluções mecânicas comprovadas, tem um preço que não “escalda”.
Texto e fotos: Pedro Vitorino
A báscula BR110 é talvez a mais versátil – e conhecida – da casa RIZZINI, pois podemos encontrá-la na gama de caça em várias versões (Light, Beccaccia ou Luxe) e diferentes calibres, 12 e 20, ou em Small Action nos calibres 28 ou .410, e também na gama de tiro nas versões Trap e Sporting. É esta última versão, destinada ao tiro Sporting, que vos trazemos.
Características Sporting
Na sua versão para tiro Sporting a BR110 Sporter está disponível com monogatilho seletivo, chokes interiores intermutáveis e com calço de couce Sporting, sendo possível optar por quatro calibres; 12, 20, 28 e .410. Estas são as diferenças para a versão Trap, que não possui seletor de tiro, nem possibilidade de mudar os chokes (que são fixos), além de estar unicamente disponível nos calibres 12 e 20. Ambas as versões contam com canos e fita ventilados, acabamento Cerakote da báscula e, claro, o sistema mecânico que é comum a todas as BR110. Neste modelo a bateria de gatilho é fixa e o mecanismo arma o segundo disparo por inércia. O sistema de extratores/expulsores é convencional e resulta numa vigorosa expulsão dos invólucros disparados. O trinco principal tranca no monobloco dos canos sob o cano inferior. Como se pode ver, soluções mecânicas mais do que comprovadas e que encontramos em outras armas de referência na competição. Quanto ao gatilho, dá-nos um bom “feeling” e nota-se claramente que houve o cuidado de o por como pertence numa espingarda de pratos; direto e sem arrasto.
Canos
A espingarda que nos foi disponibilizada pelo distribuidor para o mercado nacional – a Valbom SportCaça – e que podem ver neste teste monta canos de 76 centímetros, sendo possível optar por 71 ou 81 centímetros. A fita é ventilada em todo o comprimento, com 8 milímetros de largura e termina com um ponto de mira esférico de cor branca. Como já referimos, na versão destinada ao tiro de Percurso de Caça ou Compak Sporting a BR110 está equipada com chokes amovíveis, interiores e com um comprimento de 70 milímetros. São cinco os chokes que acompanham a arma, sendo que os mais abertos (*** / **** / Cil.) podem disparar cartuchos carregados com bagos de aço (Steel Shot).
Madeiras
A RIZZINI BR110 Sporter mostra madeiras limpas, com veios bonitos e acabamento a verniz. A coronha conta com um punho de pistola com ângulo bem aberto e neste caso mais “cheio” do lado direito – versão destra – para permitir um bom assentamento da mão. O calço de couce é generoso e conta com um ligeiro recorte na parte superior para permitir um encare “limpo”, sem prender no colete. A crista da coronha é um pouco mais estreita do que é habitual encontrar nas espingardas de competição. O fuste é do tipo Trap, que até fica bem no conceito estético desta espingarda e está muito bem dimensionado, pelo que é fácil nos adaptarmos e encontrar o local certo para a mão diretora.
Na prancha de tiro
Há espingardas que nos “entram” à primeira e isso facilita logo todo o processo de avaliação. Foi o caso desta RIZZINI BR110 Sporter. As primeiras sensações é que temos nas mãos uma espingarda leve e rápida no encare e a apontar. E confesso que até me pareceu mais curta, “desconfiando” que tinha nas mãos uns canos mais curtos, mas não… a fita não engana e nesta espingarda temos mesmo montados canos de 76 centímetros. Rapidamente encontrei o encare certo, apenas notando uma ligeira “falta de coronha” na crista, que é um pouco estreita. O punho está muito bem dimensionado e permite alcançar bem o gatilho – pena este não ser regulável em posição. Mecanicamente não senti qualquer falha, destacando a solidez do conjunto e o enorme conforto de tiro. É surpreendente como a BR110 Sporter não bate, o que se traduz numa forte vantagem para o segundo disparo. A RIZZINI BR110, além de ser fácil de “domesticar” é uma excelente espingarda para tiro – e até para caça em posto –, com materiais de qualidade e um nível de acabamentos irrepreensível. Vale bem os 2.647,50 euros!
Características técnicas – RIZZINI BR110 Sporter
Tipo: espingarda canos sobrepostos, competição
Calibres disponíveis: 12 e 20
Comprimentos de cano: 71, 76 ou 81 cm
Fita: ventilada
Chokes: amovíveis interiores
Coronha: madeira de nogueira turca
Peso: aprox. 3,6 kg
PVP: 2.647,50 euros
Distribuidor: VALBOM SportCaça. Tel.: 278 265 599.
Bom review! A arma parece bastante interessante para o nosso mercado e já me tinha levantado alguma curiosidade. Este artigo permitiu-me esclarecer alguns pontos que não me pareciam tão claros na informação comercial da arma. Obrigado e bom trabalho!
Obrigado!