A iniciativa partiu da BRG, LDA., empresa que distribui em exclusivo para o mercado português as marcas do Grupo Browning. O objetivo seria pegar na MAXUS 2, a espingarda semiautomática com sistema de gases da marca, e provar que a mesma está apta a disparar as munições mais utilizadas no nosso país, em calibre 12, que são as cargas entre 28 e 36 gramas. Aqui fica o relato e o vídeo da prova está disponível na nossa página de Facebook!
Por Pedro Vitorino

Foi no Campo do Clube de Tiro Desportivo da Moita que passámos uma manhã com a MAXUS 2 Camo MAX5, em calibre 12, disparando com cargas de 28 a 36 gramas, aquelas que mais utilizámos no nosso país na caça e quando vamos partir uns pratos. Esta espingarda possui câmara “supermagnum” de 89 milímetros, pelo que está preparada para disparar todo o tipo de munições, com granalha de chumbo ou aço, até 64 gramas (vocacionadas para a caça de aves de grande porte, como os gansos e perus).

O nosso teste
Consistiu em disparar continuamente 125 cartuchos a pratos, com cargas de 30, 32, 34 e 36 gramas para caça e de 28 gramas para tiro. A MAXUS 2 não registou qualquer interrupção de tiro, além disso, permitiu um ritmo elevado de disparo graças ao sistema Speed Loading, que nos permite introduzir as munições na janela de alimentação do depósito, e sempre que a câmara esteja vazia o cartucho sobe automaticamente.
Veredicto final: Fiabilidade total!
BROWNING MAXUS Camo MAX 5 – calibre: 12/89 – cano: 71 ou 76 cm
PVP: 1.835,00 euros
BRG, Lda. Tel. : 210 115 740.