
PRIMEIRA NOVIDADE 2024
É a primeira grande novidade de 2024; a carabina WINCHESTER SXR² Pump. E nós já a testámos!
Por PEDRO VITORINO
Uma “pump”? A sério? Foi o que me passou pela cabeça quando a WINCHESTER anunciou a primeira novidade 2024, no passado mês de dezembro em França. Este tipo de armas, seja em cano liso ou em cano estriado, nunca foi muito popular na Europa e, na verdade, também não encontro uma explicação para tal. Ok, temos possibilidade de usar semiautomáticas, mas nos E.U.A. também e as “pump” são bem populares no outro lado do Atlântico, principalmente por serem fiáveis, resistentes e (principalmente) por serem mais baratas. Mas estas armas podem ter outras vantagens e esta WINCHESTER SXR² Pump mostrou-nos bem quais são.

Bem-nascida
A WINCHESTER SXR² Pump é uma carabina simples, que aproveitou a base da SXR² (de fiabilidade comprovada) e da qual manteve igualmente as suas linhas. Basicamente, não há diferenças entre as duas SXR² e a única coisa que nos permite distingui-las é a peça junto ao fuste do modelo “pump”, que nos vai permitir municiar a arma em cada disparo. Ergonomicamente esta nova carabina da WINCHESTER está bem concebida, vocacionada para um encare natural e rápida aquisição do alvo, ou seja, para o tiro em caça de batida/montaria. O mecanismo de gases da SXR² foi substituído pelo sistema de acionamento manual colocado sobre o fuste e que vai realizar a extração do cartucho disparado e, no seu movimento à frente, alimentar a câmara com uma nova munição alojada no carregador. A WINCHESTER colocou neste mecanismo uma “ajuda” que torna o movimento mais simples e intuitivo; depois de puxado à retaguarda – primeiro movimento para extração do cartucho disparado – uma mola encarrega-se de nos ajudar a levar o sistema para a frente.

Segura e eficaz
A culatra mostra uma cabeça rotativa com 7 trincos e no lado direito da carcaça temos a patilha de retenção. Podemos transportar a arma com câmara à vista e ao movimento do sistema de acionamento colocar a carabina em posição de fogo. Isto com um único movimento! É precisamente no aspeto da segurança enquanto é transportada que esta carabina pode-se revelar uma excelente opção para os guias/condutores dos cães de caça maior, que na maioria dos países da Europa podem transportar arma. O objetivo é poderem acudir a uma situação crítica de um javali acuado ou ferido que coloque em risco os cães. Nessa situação, o guia/condutor aproxima-se da rês e procura criar uma oportunidade para abate dessa rês sem colocar em perigo os seus cães. O ideal será transportar a carabina sem munição na câmara, mas municiada (no carregador) e que rapidamente possa ser colocada em ação. Parece-me que esta “pump” é perfeita para isso!

Capacidade
A outra vantagem será a possibilidade de utilizar carregadores com mais de duas munições, limite legar nas semiautomáticas. E precisamos? Bem, talvez não faça falta assim tantas vezes, mas se fizer… é melhor estar preparado! A SXR² Pump vem equipada com carregador amovível com capacidade para quatro munições nos calibres .308 Win. e .30-06, e três munições no calibre .300 Win.Mag. Além disso, estão disponíveis como opcionais carregadores de maior capacidade para os dois primeiros calibres, respetivamente de 9 e 10 munições.
Arma de batida
Sendo uma carabina vocacionada para a caça maior de batida/montaria, o cano com 53 centímetros que equipa o modelo standard está bem escolhido, mesmo no calibre .300 Win.Mag., que consegue um bom potencial de energia. Mas se quisermos uma SXR² Pump ainda mais “maneirinha” temos a versão Tracker, com cano de 47 centímetros. A WINCHESTER esclareceu-nos que os canos são produzidos pela FN Herstal e cada unidade é sujeita a teste em Banco de Prova CIP antes de ser montada. E o local de montagem da SXR² Pump é a fábrica do Grupo Browning em Portugal. Portanto, mais uma excelente arma de caça a sair de Viana!

E fogo…
Não à peça, mas ao javali! Durante dois dias tivemos muitas oportunidades para ensaiar a nova WINCHESTER SXR² Pump, caçando aos javalis em batida numa magnífica floresta da região de Champagne. Destaco a facilidade de adaptação ao sistema; realmente é fácil de manobrar o sistema de acionamento acoplado ao fuste e ao mesmo tempo manter a arma na linha de tiro da peça de caça. A velocidade de repetição de tiro, logicamente, vai depender da habilidade de cada um, mas isso é assim com todas as armas, inclusive com as semiautomáticas. No caso da SXR² Pump a peça móvel não é o fuste, mas sim uma peça acoplada, o que não tanto esforço. Além disso, temos uma mola que nos ajuda no movimento para a frente, o que torna tudo mais rápido.
Resumindo; é uma “pump” sim senhor, mas muito bem concebida e fácil de manobrar, revelando-se muito eficaz.
Ficha técnica – WINCHESTER SXR² Pump
Fabricante: WINCHESTER
País de origem: Portugal
Tipo: carabina “pump”
Calibres disponíveis: .308 Win. / .30-06 /.300 Win.Mag.
Comprimento do cano: 53 cm (47 cm versão Tracker)
Carregado: amovível
Coronha: em madeira, sintética ou “camo” laranja
Comprimento da coronha: 360 mm
Peso: 3,2 kg
Distribuidor: BRG, Lda.