A primeira carabina retilínea de plataforma Remington 700
STRASSER; conhecem? Pois este pequeno fabricante austríaco lançou no início de 2023 a primeira carabina de culatra retilínea com base na “universal” ação Remington 700. E está disponível em Portugal!
Texto: Pedro Vitorino
Fotos: Strasser
A plataforma Remington 700 é uma das mais copiadas em todo o mundo – por exemplo, as populares Bergara de ferrolho usam este conjunto de ação/ferrolho e fixação do cano. Pois bem, a STRASSER apresentou a primeira carabina no mundo baseada na plataforma Remington 700 modificada para culatra de ação retilínea.
Stra… quê?
A Strasser é um pequeno fabricante austríaco que se dedica ao fabrico de carabinas de caça e, curiosamente – ou talvez não – com sistema de culatra retilínea: a RS05, que surgiu no mercado em 2005; e a RS14, que veio substituir a RS05 em 2014, e que ainda se mantém em produção.
O sistema de culatra retilínea utilizado pela Strasser foi desenvolvido por “um tal de” Horst Blaser, que fundou a empresa que todos conhecemos com o seu apelido (Blaser) e registou a patente da famosa R93. Feitas as apresentações, vamos passar à novidade!
STRASSER RS700
Foi a primeira vez que um fabricante de armas pegou no sistema Remington 700, de ferrolho de acionamento clássico a 60 graus, e o transformou para um mecanismo de repetição linear. A ação/culatra Remington 700 surgiu em 1962 e atualmente é utilizada por muitos fabricantes, dos maiores (como a Bergara) aos mais pequenos que se dedicam à construção de carabinas “long range” para caça, competição ou mesmo de uso “sniper”. A vantagem deste sistema é poder contar com inúmeros acessórios e todo o tipo de material que se possa imaginar, desde coronhas, canos, culatras e gatilhos, às simples montagens (de padrão standard para a ação). É com este manancial de oferta que a STRASSER conta para a sua nova carabina RS700, tornando-a versátil e com a vantagem de ter uma culatra de acionamento retilíneo, bastante mais adequado ao tipo de prática venatória mais popular na Europa; a caça de batida.
3 versões
Da gama STRASSER RS700 despertou-nos a atenção estas três versões, com coronha de diferente configuração: RS700 Legend, com coronha em madeira; RS700 AVA-Thar, com coronha sintética; e RS700 XRS, com coronha do tipo “chassis” em alumínio. Todas as armas vêm equipadas de origem com gatilhos Timney Elite Hunter (o mais reputado fabricante de gatilhos para as Remington 700), sistema de segurança de duas posições e estarão disponíveis nos calibres 6,5 Creedmoore, .308 Win., 6,5×47 Lapua e 6,5 PRC. A garantia de fábrica é de 12 anos!
O distribuidor da Strasser para o mercado português é a empresa LACB Tiro Seguro.
A STRASSER RS700 está disponível pelo preço de 3.750 euros para qualquer uma das três versões que aqui apresentamos.