A KAHLES celebra o seu 125º aniversário, mas mais importante do que dar a conhecer esta data deste reputado fabricante austríaco é falar de como apareceu a mira telescópica, tal como a conhecemos hoje.
Fundada em 1898 por Karl Robert Kahles, oriundo de uma tradicional família de Viena de Áustria, a empresa KAHLES rapidamente se tornou uma referência no fabrico de instrumentos óticos de precisão.

A primeira da história
A “Telorar” foi o primeiro aparelho ótico de pontaria a utilizar lentes acromáticas, solução que veio limitar os efeitos das aberrações cromáticas e esféricas que existiam nos anteriores sistemas de lentes que não eram mais do que pedaços de vidro colocados num tubo com um retículo. A mira Telorar eliminou aquilo que impedia disparar com precisão e estava disponível em cinco versões, cada uma delas com aumentos fixos distintos.

“Mignon”, sucesso durante décadas
Em 1908, já com a empresa liderada pelos dois filhos do fundador, a KAHLES lança a gama de miras “Mignon”, que esteve décadas em produção e ainda hoje é utilizada por caçadores germânicos, muito conservadores – é verdade – mas também muito exigentes. A “Mignon” foi a primeira mira a ser vendida em todo o mundo por uma empresa de ótica austríaca e rapidamente ganhou reputação de indestrutível, sendo utilizada em todo o tipo de ambientes.

1926, o lançamento da Helia
A I Guerra Mundial deixa muito pouco espaço para o desenvolvimento de inovações para o mercado civil e a empresa fundada por Karl Kahles fornece miras óticas para os “snipers” do Exército Real e Imperial Austro-Húngaro. Desenvolvida a partir de uma solução militar, a mira H 4×60, em 1926 a KAHLES apresenta a série HELIA, que se destaca pelo amplo campo de visão, algo que limitava muito a utilização de equipamento ótico na caça de batida, por exemplo. Friedrich Kahles, neto do fundador, empenha-se em continuar o processo de inovação e em 1949 a gama Helia surge com aumentos variáveis e uns anos mais tarde (1960) com um sistema de o‘rings que tornava a mira totalmente estanque. A gama Helia continua a ser linha de caça da KAHLES, composta por sete versões, de batida, aproximação e espera.

Envolvimento no tiro desportivo
Atualmente a KAHLES está fortemente empenhada nas competições de PRS (e similares) em todo o mundo, sendo um dos mais fortes patrocinadores deste tipo de eventos para armas longas de precisão. Por isso mesmo tem desenvolvido várias miras telescópicas para o tiro dinâmico de precisão, todas elas identificadas pela letra “K” e equipadas com retículos específicos para este tipo de utilização.
Uma visita à página web da KAHLES permitirá conhecer toda a gama desta marca de ótica austríaca.

Carabina costumizada equipada com uma mira telescópica KAHLES K525i DLR.