Um evento como o BROWNING PRESS DAYS, realizado no passado mês de junho na Alemanha, permite-nos testar uma série de armas bem diferentes. Melhor ainda quando se realiza em magníficas instalações como as do complexo de tiro TARGET WORLD.
Desta vez, trazemos-vos uma 22 de percussão anelar, a BROWNING T-Bolt na versão Stainless Varmint.
Talvez poucos saibam, mas a BROWNING tem uma carabina .22LR no “Top 5” do ranking das carabinas mais vendidas no mundo neste universal calibre de percussão anelar; a semiautomática SA-22, que se destacava pelo característico municiamento por um orifício na coronha e que ainda hoje é fabricada em versões de colecionador e está disponível no mercado norte-americano.
A T-Bolt
A BROWNING T-Bolt nasceu em 1965 e rapidamente conquistou a reputação de precisão e elevada fiabilidade, com uma culatra de ação retilínea que permite um rápido municiamento desta pequena carabina e percussão anelar.
Em 2006 T-Bolt foi renovada e incorporou um novo mecanismo de gatilho, um sistema de segurança mais intuitivo e o carregador de alojamento tubular Double Helix.
Agora, para 2023, a T-BOLT é a proposta da BROWNING para os calibres .22LR e .17HMR, que apesar de não serem calibres permitidos na caça em Portugal – visto serem de percussão anelar –, são muito utilizados para a caça de pequenos animais e controlo de pragas em diversos países.
Em Portugal o seu uso está limitado ao tiro desportivo, sendo por isso o .22LR o calibre de eleição.
Culatra retilínea
O foco da T-Bolt é juntar a precisão de uma carabina de ferrolho com a rapidez de uma culatra retilínea.
O modelo que nos foi cedido para teste foi a T-Bolt Stainless Varmint em calibre .22LR, equipada com coronha em polímero com acabamento camuflado Mossy Oak Bottomland – um padrão lindíssimo!
A caixa de culatra é em alumínio, e o cano Varmint “semi-pesado” em inox conta com rosca.
A T-Bolt apresenta uma qualidade de construção elevada, com ótimos acabamentos e na configuração apresentada é simplesmente uma arma lindíssima de olhar. Estão disponíveis diversas versões da T-Bolt, com cano normal ou “semi-pesado”, coronha em madeira – normal ou laminada – ou sintética, com cano em inox ou oxidado a negro; existe uma T-Bolt para todos os gostos!
O carregador destacável com capacidade para 10 munições é extremamente simples de recarregar e colocado fica à face do fuste da arma.
A culatra é fácil de manobrar e possui um ótimo tato no momento de fechar a mesma.
A segurança colocada na parte superior do punho é extremamente simples de manipular.
Teste de tiro
Começamos por destacar o gatilho, que apresenta um curso muito reduzido e uma “parede” clara. Em teste de tiro a carabina cumpriu completamente o seu propósito, que é ser extremamente precisa, seja para controlo de espécies venatórias (onde é permitido) ou tiro desportivo com uma sequência de disparo rápida. Depois de nos habituarmos, foi extremamente fácil manter grupos fechados, mesmo atirando aos 100 metros.
Concluindo a T-Bolt é uma ótima proposta para quem procura uma carabina nos calibres .22LR ou .17HMR com a elevada precisão e a qualidade de construção de que a BROWNING já nos habituou.
BROWNING T-Bolt Stainless Varmint
Origem: Japão
Tipo: carabina de repetição manual de ação retilínea
Calibre (ensaiado): .22LR
Outros calibres: .17HMR
Comprimento do cano: 49 cm
Órgãos de mira: sem órgãos de mira
Carregador: amovível, capacidade para 10 munições
Coronha: camuflada Mossy Oak Bottomland
Peso: 2,4 kg
Distribuidor: BRG, Lda. Tel.: 210 115 740.
T-Bolt Sporter .22LR – disponível
A aquisição de armas em calibres de percussão anelar apenas é possível pelos detentores da LUPA de Tiro Desportivo e respetiva Licença Federativa. Para as competições atualmente existentes, o calibre admitido é o .22LR. A BRG – Caça e Desporto, tem disponível para o nosso mercado a T-Bolt Sporter, com coronha em madeira de nogueira turca e em calibre .22LR. De resto, todas as características são idênticas à carabina que testámos.
PVP: 842,00 euros