Já saiu! E nós já a tivemos nas mãos, disparámos e… caçámos!!
É a primeira grande novidade de 2023; a Browning apresentou uma nova geração da sua carabina semiautomática BAR; a 4X!
Revista em detalhes – muito importantes – e na ergonomia. Poder parecer a mesma… mas não é!
Vamos começar por aquilo que é novo na BAR 4X.
Precisão de tiro melhorada: a BAR 4X tem um novo sistema de fixação do cano à carcaça, tendo esta última também sido reforçada. O resultado é uma maior rigidez do conjunto e, como consequência, uma maior precisão de tiro.
Sistema de afinação de gases mais simples: o uso de moderador de ruído, autorizado na maioria dos países europeus, pode obrigar a uma afinação da saída de gases, de modo a garantir o ciclo de repetição automático. Por isso, os engenheiros da Browning fizeram uma ligeira alteração na tomada de gases, tornando agora mais simples a afinação.
Novo mecanismo de segurança: a MK3 trouxe o sistema de armador manual para a BAR, permitindo ter a arma sem segurança sem o percutor armado, mesmo com munição na câmara. Nos instantes prévios ao disparo, basta empurrar o armador e… disparar. Na BAR 4X este mecanismo foi revisto, tornando-se agora mais suave de acionar e com um curso da patilha mais curto. E ainda mais silencioso de desarmar.
Costumização e ergonomia
Dois pontos cada vez mais valorizados; todos gostamos de ter uma arma “única”, personalizada e mais fácil de meter à cara, principalmente este último ponto, pois contribui para maior precisão e rapidez de tiro.
Configurador
A Browning lançou um portal que permite a configuração da “sua” nova BAR 4X – e aí… a carteira é o limite! Podemos escolher o tipo de coronha (crista reta, do tipo Bávaro, etc.), as gravuras da caixa da culatra, ou até o tipo de órgão de mira que pretendemos na nossa BAR. Depois é só guardar o resultado (com os códigos dados pelo configurador) e deslocarmo-nos ao nosso armeiro habitual.
Maior conforto
O calço de couce é um Inflex 2 e devido à configuração da nova coronha fica perfeitamente alinhado com a resultante das forças provocadas pelos disparos, conseguindo assim uma maior capacidade de absorção, finalizando em maior conforto.
No cinema!
Os primeiros tiros com a nova BAR 4X firam dados “cine shot”, este tipo de instalação de tiro é cada vez mais comum nos países da Europa Central e do Norte, permitindo disparar com as munições com que habitualmente caçamos a um ecrã onde passam “filmes” de cenas de caça real; javalis em corrida, a trote, passo, num número infinito de situações e com uma ampla possibilidade de escolha das espécies “a caçar”.
Não estranhamos a nova 4X, pois dispará-la é em tudo semelhante à MK3, tudo está no mesmo sítio e funciona da mesma forma. Mas agora é mais fácil armar e desarmar o sistema de segurança.
E vamos a caçar
O objetivo seria efetuar três batidas ao javali em cada dia, numa das mais afamadas zonas de caça de França. Cerca de 3.600 hectares, sem redes (em aberto), para podermos experimentar a eficácia da BAR 4X.
A coisa não correu mal! E o primeiro a que atirámos foi só este belo navalheiro, que acusou imediatamente o primeiro impacto da bala Winchester Extreme Point de 150 grains em calibre .30-06; foi ao chão, mas como ficou a patear, mais 150 grains de chumbo e… terminou o lance!
Todos os detalhes desta caçada e um pouco mais sobre a nova Browning BAR 4X (modelos disponíveis, etc.) na CAÇA & CÃES DE CAÇA capa de Fevereiro, que estará no próximo fim-de-semana em banca.
Por Pedro Vitorino
Distribuidor:
BRG, Lda. Tel.: 210 115 740.
www.brgpt.com
Boa tarde.
Sobre as versões esquerdas existe alguma informação disponível?
Obrigado.
Manuel Rocha