Sabia que a Blaser está disponível com um carregador de alta capacidade, que permite alojar 10 munições? A crescente procura por carabinas de vocação mais desportiva para as provas de tiro com armas de grosso calibre, que contam com cada vez mais adeptos na Europa Central e do Norte, obrigou a marca alemã a apresentar a nova R8 Ultimate X.
A Ultimate X torna-se assim a versão mais desportiva da R8 e tem também outros detalhes específicos pensados em agradar aos utilizadores deste tipo de armas nas competições de “long range”. Com a Ultimate X podemos escolher a localização do manobrador da culatra à direita ou esquerda, mesmo tendo a arma coronha com punho direito. Os atiradores de “Benchrest” vão agradecer esta possibilidade, que lhes permitirá manter a mão direita no punho e, dessa forma, um menor número de movimentos. A expulsão do invólucro disparado também pode ser escolhia, para a direita ou esquerda, bastando mudar a cabeça da culatra. Todas estas operações são realizáveis sem necessidade de recurso a qualquer tipo de ferramenta, com o mesmo cano e ação.
O design do manobrador da culatra também é novo, procurando minimizar o esforço de acionamento graças ao uso de uma alavanca de maior dimensão.
O carregador, que nesta R8 não integra o mecanismo de gatilho, conta com duas patilhas de retenção que pressionadas em simultâneo o libertam. O alojamento de munições é bifilar, tal como no sistema de depósito ou carregador das anteriores versões.
A coronha Ultimate é a mais recente versão lançada pela Blaser, destacando-se pela ergonomia e conforto de utilização.
A Blaser R8 Ultimate X está disponível nos seguintes calibres: .338 Lapua Magnum; 8,5×55; .338 Win.Mag.; .300 Norma Mag.; .300 Win.Mag.; .300 WSM; 7mm Rem.Mag.; .270 WSM; 6,5 PRC; 9,3×62; 8×57 IS; .30-06; .308 Win.; 7×64; .270 Win.; 6,5×55; 6,5 Creedmoor; 6,5×65 RWS; .243 Win.; 6XC.
Como se pode ver, a Blaser comtemplou uma série de calibre nitidamente vocacionados para a caça, mostrando que a Ultimate X pode ser uma opção para os adeptos das batidas e montarias aos javalis.
Texto: Pedro Vitorino
Fotos: Blaser