TÉCNICA DE TIRO
A competição de Pistola Standard é uma disciplina de tiro não olímpica, sendo disputada em 60 tiros a um alvo colocado à distância de 25 metros. Esta prova disputa-se em três partes distintas: a primeira composta por quatro séries de cinco tiros em 150 segundos para cada uma delas; a segunda, por quatro séries de cinco tiros em 20 segundos para cada série; e a terceira e última parte, igualmente com quatro séries de cinco tiros com apenas 10 segundos para cada série. A arma utilizada é a Pistola Standard de calibre .22 lr.
Colaboração de DOMINGOS RODRIGUES (Treinador)
Fotos: Pedro Vitorino
*Artigo publicado na edição Armas & Tiro 01/2012 (Caça & Cães de Caça)
Talvez por ser a prova de nível técnico mais acessível ou ainda pela dinâmica da mesma, que obriga a “tiro rápido” em duas das partes, é a disciplina que acolha maior número de atiradores que se iniciam no tiro com arma de fogo.
EQUIPAMENTO
A pistola utilizada tem de cumprir um conjunto de requisitos para se enquadrar na competição de Pistola Standard de 25 metros, deverá caber numa caixa de medição com 300x150x50 mm e ter um peso mínimo de gatilho de 1.000 gramas. São estas as especificações básicas de uma Pistola Standard, existindo no mercado várias alternativas destinadas à participação nestas provas, cumprindo ainda as regras impostas para as características do punho. O atirador poderá utilizar óculos de tiro com pala para o olho não diretor, devendo os mesmos obedecer ao regulamento, tal como o calçado, de cano baixo que não alcance o osso do tornozelo.
TÉCNICA DE TIRO
Mas o objetivo deste artigo é abordar a técnica de tiro desta disciplina, bem como alguns passos que sendo cumpridos pelo atirador o levarão a alcançar melhores performances, ou seja, uma pontuação mais alta.
• Em primeiro lugar, deve apertar-se o punho de forma que se exerça nele uma força aproximada de 1.000 gramas, que é o peso necessário para efetuar o disparo nesta modalidade;
• Em segundo lugar, devemos controlar a respiração quando a arma estiver apontada à zona e disparar em situação de apneia.
Disparo nos 105 segundos
Num ritmo normal poderia efetuar-se um disparo por cada 30 segundos, no entanto, o último disparo iria provocar falta de atenção e concentração, como tal, deve disparar-se a um
ritmo de mais ou menos 25 segundos por cada tiro:
• Ter sempre em mente que, embora a técnica aplicada nos 150 segundos seja a mesma que se aplica numa prova de precisão, devemos atirar com muita decisão, sem hesitações.
• Ter sempre em atenção que quando se levanta a arma é para fazer um disparo; não se podem ter dúvidas.
Ritmo e técnica de disparo nos 20 segundos
Devem ter-se em conta todos os itens indicados para os 150 segundos, exceto no que diz respeito
ao tempo, por isso devemos:
• Efetuar o primeiro disparo em cerca de 5 segundos;
• Os restantes disparos devem ser efetuados ao ritmo de cerca de 3 segundos cada;
• A respiração deve ser controlada antes de se levantar a arma em direção ao alvo;
• Deve disparar-se em apneia;
• Deve contar-se o tempo de forma mental, em silêncio.
Ritmo e técnica de disparo nos 10 segundos
Devem ter-se em conta todos os itens indicados para os 20 segundos, exceto no que diz respeito ao tempo, por isso devemos:
• Efetuar o primeiro disparo em cerca de 3 segundos;
• Os restantes disparos devem ser efetuados ao ritmo de cerca de 1, 2 segundos cada;
• A respiração deve ser controlada antes de se levantar a arma em direção ao alvo;
• Deve disparar-se em apneia;
• Deve contar-se o tempo de forma mental em silêncio.
MUITO IMPORTANTE!
- Nunca, mas nunca, na fase do disparo, perder de vista o ponto de mira dentro da alça.
- O dedo deve sempre premir o gatilho de forma suave em direção ao centro do punho, da frente para trás.
- O dedo deve estar sempre em movimento e com um ritmo constante.